Brazópolis
Situada na Serra da Mantiqueira, Brazópolis é uma cidade localizada num verdadeiro complexo turístico – ficando a 58 km de Campos do Jordão/SP, 42 km São Bento do Sapucaí/ SP, 47 km de Gonçalves/MG e 42 km de Maria da Fé/MG. Possui clima ameno e agradável, belíssimas montanhas e um céu invejável onde está localizado a 1864 m de altitude o principal observatório de astronomia em solo brasileiro. Mas, Brazópolis vai muito além da astronomia, possui atrativos naturais exuberantes como cachoeiras, picos e suas pedras propiciando ambiente favorável para práticas do turismo de aventura, caminhadas, passeios de bike, jeep e cavalgadas.
A cultura brazopolense também se faz presente nas suas festas e manifestações culturais como o carnaval, Semana Santa, Corpus Christi, Folia de Reis e a tradicional Romaria de Santa Cruz e sem falar de seu artesanato baseado na fibra da banana. O patrimônio arquitetônico enche os olhos com suas formas que retratam a rica história do século XIX.
Um só lugar com diversas oportunidades de descanso, lazer e cultura.
Diversas opções são encontradas em Brazópolis, muito verde, muitas serras, trilhas e cachoeiras aguardando sua visita. Ar puro e paisagens que nos fazem esquecer o stress do dia-a-dia, incrementados pela tão rica cultura deste povo, formam um verdadeiro encanto para as mentes e corações de todos que passam por essa pequenina "cidade presépio". À aproximadamente 1000 metros de altitude, noites frescas e estreladas trazem um descanso que refaz qualquer cansaço.
Fundação Pedro Gomes Neto
O "castelinho", antiga residência de Dr. Carlos Pioli, hoje Fundação Pedro Gomes Neto, de âmbito cultural, abriga a Academia Brasopolense de Letras e História, o Memorial da Imprensa e contém salas dedicadas à personalidades da cidade. A Fundação se localiza na Av. Dr. Carlos Pioli Filho e pode ser visitada nos dias de segunda à sexta nos horários de 08:00h às 11:00h das 13:00 as 16:30 e Sábados, Domingos e Feriados atraves de Agendamento pelo Telefone (35) 9161 - 7946 Flavia. Faça uma visita e conheça nossa História!
Teatro TAB
Há 31 anos o Teatro Amador Brazopolense vem proporcionando lazer e entretenimento à cidade e aos turistas que por aqui passam. Localizado atualmente na Praça Sagrados Corações, no coração da cidade, o TAB já fez história com suas peças e atores, destacando-se a Paixão de Cristo, encenada todos os anos como um belo espetáculo da arte sacra, reconhecida até pela revista Família Cristã.
Esportes Radicais e Ecoturismo
Pedra da Cruz, um dos maiores pontos já formados de escalada esportiva do Brasil, conhecida por muitos de "Falésia dos Olhos", se tornou em pouco tempo uma referência de escalada técnica e de dificuldade da região.
Além das belas Paisagens da Serra da Mantiqueira e da Mata Atlântica, a cidade se dispõem de lidas nascentes d'água que formam belíssimas cachoeiras devidas a seu relevo e abundância de rochas.
Brazópolis não é só para quem gosta de montanhas e cachoeiras, é também para quem gosta de aventura e desafios. Sua geografia se adequa perfeitamente ao tamanho da sua coragem para os esportes mais radicais como a Asa Delta, onde você poderá saltar e deslumbrar uma paisagen magnifica que muitos não podem ter da Serra da Mantiqueira e o pouco que sobra da Mata Atlântida nos dias de hoje.
Ciência e Tecnologia
No Pico dos Dias, a 1864 metros de altitude e a 900 m acima do nível do médio da região está o Observatório do Laboratório Nacional de Astrofísica que é grande importância para os astrônomos brasileiros. O local está entre os municípios de Brazópolis e Piranguçu, mas o escritório funciona em Itajubá. O LNA é uma unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Para a proteção do observatório foi organizada uma área de 350ha onde se preserva uma mata secundária tropical de altitude. Visitas ao OPD são realizadas aos sábados, domingos e feriados nacionais (a partir das 14:00h), com saída da Praça da Matriz em carro próprio e com acompanhamento de um monitor.
Para agendar sua visita ligar no telefone (35) 3641-1690 ( Arquivo Público Municipal- Castelinho), falar com Amanda Gomes Torre Noronha, Chefe de Divisão de Turismo da Prefeitura Municipal, ou por email no turismo@brazopolis.mg.gov.br.
Observações:
- Os agendamentos deverão ser feitos no máximo até as quintas-feiras;
- Cada grupo de visitantes fica limitado a 20 (vinte) pessoas, no máximo;
- O início das visitas (chegada dos visitantes ao OPD) ocorrerá a partir das 13:00h;
- Por se tratar de um local de pesquisa, as visitas poderão ser canceladas a qualquer momento