Música - Destacamos a mais antiga instituição cultural, com seus 118 anos, a Banda Musical "Santa Cecília" que possui como filiados a Orquestra Show e a escola de Música e o Clube Musical (hoje não ativo temporariamente) com seus associados.
Corais - O cartão de visitas da cultura brasopolense é o Coral Vozes de Euterpe que leva o nome de Brazópolis com galhardia, por cidades de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro participando de diversos eventos, principalmente Festivais de corais. Ele conta com 29 elementos, tendo à frente o regente Prof. José Rezende Vilela. O coral foi fundado em 12 de maio de 1962 e no ano de 97, completou 35 anos de atividades ininterruptas em prol da Cultura.
Teatro - Outra entidade cultural que se destaca em Brazópolis é o TAB - Teatro Amador Brasopolense. Seus elementos dão um brilho especial à Semana Santa, encenando a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Apresentam também peças teatrais em sua sede, que tem por nome, Sala Fátima Faria.
Bonecos Gigantes de Brazópolis - A primeira Oficina de "bonecos habitáveis" (nome dessa modalidade de bonecos construídos em Brazópolis) aconteceu no ano de 2001. Os bonecos são confeccionados a partir da mesma técnica dos bonecos do Giramundo, que utiliza fibra de vidro e estrutura de madeira tipo mochila.
Atividades Artísticas - Brazópolis sempre foi privilegiada nessa área, pois conta com poetas, escritores, escultores e pintores de grande valor. O artesanato campeia todo nosso município. Grupos musicais surgem reafirmando nossa tendência para a música.